A ciatalgia, ou dor ciática, é a dor causada pela compressão, inflamação ou irritação do nervo ciático e é classificada mais como um sintoma do que uma doença. As causas da dor ciática podem ser variadas, sendo a lesão da raiz ocasionada pela hérnia de disco uma das mais comuns.

A síndrome do piriforme é outra causa bastante comum da ciatalgia, que ocorre quando o músculo piriforme (situado na região glútea) comprimi o nervo ciático. Excessos como volumes de treino inadequado, hipertrofia do músculo piriforme ou pisada errada são alguns outros fatores que causam essa síndrome inflamatória.

A ciatalgia e a síndrome do piriforme são patologias diferentes, mas que podem ocorrer simultaneamente quando o músculo piriforme pressiona o nervo ciático. Isso não é uma regra geral, a síndrome do piriforme pode ocorrer apenas no músculo, sem afetar o nervo ciático.

Para a prevenção da ciatalgia, a Organização Mundial de Saúde sugere a realização de 30 minutos de exercícios diariamente, juntamente com alongamentos, exercícios para o fortalecimento da região lombar e da região posterior da coxa e controle de peso. A síndrome do piriforme pode ser prevenida através de exercícios de alongamentos dos músculos rotadores internos e externos do quadril aliados ao aquecimento adequado. Lembrando que os exercícios devem ser indicados por um profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *