A falta de conhecimento sobre a obesidade contribui para o preconceito, inclusive de profissionais da saúde, de forma com que essas pessoas doentes deixem de procurar um tratamento adequado. E o problema é muito sério.

A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Certamente, ela está associada a riscos para saúde devido a sua relação com várias complicações metabólicas.

Aliás, os números são alarmantes: cerca de 41 milhões de brasileiros têm obesidade e a manifestação dessa doença aumentou quase 68% entre 2006 e 2018, de acordo com o Ministério da Saúde.

Quando se trata de emagrecimento saudável, aliar a prática regular de exercícios físicos aos bons hábitos alimentares costuma ser o melhor caminho, igualmente  com acompanhamento de profissionais capacitados e orientação caso a caso. 

Quais são os cuidados?

Ainda mais nos casos de pessoas com doenças crônicas, é fundamental o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta pelo médico da pessoa, personal trainer e também nutricionista.

Sobretudo, o profissional de educação física vai ficar atento a doenças como pressão alta, diabetes e problemas de circulação, que exigem mais do corpo. Assim, a pessoa precisa de um treino adaptado e cuidadosamente acompanhado.

Se o aluno aplica insulina, o professor vai medir a glicemia antes, durante e após as atividades. Além disso, no caso dos hipertensos, ele vai aferir a pressão arterial antes e depois de cada série de exercícios.

Ao mesmo tempo, a atenção será redobrada para aqueles com problemas de circulação sanguínea ou cardíacos. Sinais como respiração ofegante, dores no peito, de cabeça ou no estômago são alertas para reavaliação dos exercícios.

Por fim, o especialista também ficará atento à desidratação do aluno. Pessoas obesas têm mais dificuldade de regular a temperatura corporal, principalmente em dias quentes.

Como é o treino para pessoas que sofrem com a obesidade?

O planejamento dos exercícios deve ser cuidadosamente personalizado por um profissional de educação física, de acordo com as condições do aluno. Com efeito, a prática de exercícios pode ser de 150 a 420 minutos por semana, sempre dependendo do estado da pessoa obesa.

As rotinas também variam, são indicados exercícios de baixo impacto e musculação associada, além disso, a hidroginástica também é uma opção.

Resumindo, a obesidade é uma doença seríssima e o alerta é para que essas pessoas nunca iniciem atividades físicas sem uma avaliação médica prévia e sem acompanhamento personalizado de um personal trainer. Quer saber mais sobre o assunto? Me siga no Instagram e no Facebook ou entre em contato comigo pelo WhatsApp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *