As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, 85% dos casos são decorrentes de infartos do miocárdio e de acidentes vasculares cerebrais (AVC). Por isso, pesquisas de renomadas universidades têm comprovado que os exercícios físicos contribuem para a saúde do coração.

Pessoas com doenças cardiovasculares ou aquelas que têm chances de desenvolvimento precisam de monitoramento com profissionais da saúde. No entanto, é possível diminuir consideravelmente os riscos ao parar de fumar, reduzir o sal na dieta, consumir mais frutas e vegetais e praticar regularmente exercícios físicos.

Isso porque os exercícios físicos reduzem a pressão arterial, aumentam a energia e melhoram qualidade do sono, além de ajudarem a manter o peso saudável e controlar o estresse.

Então, como os exercícios físicos contribuem com a saúde do coração?

Exercícios aeróbicos e resistidos

Uma pesquisa publicada no Jornal Britânico de Medicina Esportiva revelou que a prática de exercícios físicos aeróbicos, como caminhada rápida, corrida e ciclismo, melhoram a pressão sanguínea, o controle glicêmico e a função vascular, além de contribuírem com a área cardiopulmonar.

Por outro lado, outra publicação do jornal britânico estudou a capacidade de os exercícios resistidos (musculação) ajudarem na prevenção das doenças cardiovasculares. Esse tipo de treino é uma alternativa para ser feita em casa, pois é mais acessível a pessoas com espaço limitado e poucos equipamentos disponíveis. 

A conclusão foi que os exercícios resistidos são também uma forma segura e eficaz para melhorar a pressão arterial, dentre outros benefícios para a saúde do coração, desde que prescritos por um profissional de educação física.

Exercícios para quem tem doenças cardiovasculares

Pessoas com hipertensão, diabetes mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares podem sim praticar exercícios físicos, segundo uma pesquisa publicada no jornal acadêmico Revisão Sistemática

Novamente, desde que prescritos e acompanhados por um profissional de educação física, os exercícios melhoram a saúde do coração, pois reduzem a pressão sanguínea, a glicose no sangue, o colesterol e o peso corporal, além de aumentarem a sensibilidade à insulina.

Resultados em longo prazo

Um estudo publicado no jornal acadêmico Pesquisa de Qualidade de Vida apontou que os treinos melhoram a função física e a tolerância ao exercício, especialmente se eles forem adaptados às necessidades individuais do aluno. Assim, esses benefícios são percebidos no desempenho das atividades diárias, e os resultados na melhoria da saúde são significativos em longo prazo. 

Exercícios físicos na saúde do coração

Em resumo, todos, de crianças a idosos, podem obter benefícios para a saúde do coração com os exercícios físicos. Treinar é uma das melhores formas de reduzir o risco, a progressão de doença cardiovascular ou até a morte.

Mas, antes de iniciar os treinos, faça uma avaliação física com um profissional qualificado que irá prescrever os exercícios adequados para o seu caso particular. É normal que exista um processo gradual de evolução em relação à frequência, à duração e à intensidade dos exercícios.

Mais sobre a saúde do coração

Para mais informações, me siga no Instagram e no Facebook ou entre em contato comigo pelo WhatsApp para saber como posso te ajudar!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *