Continue a leitura para descobrir qual é a relação entre diabetes e a importância do exercício físico.

Embora o diabetes seja geralmente associado somente aos hábitos alimentares e ao tratamento medicamentoso, estudos renomados mostram que a prática de exercícios físicos também é um tipo de terapia para a doença.

Primeiramente, diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose no sangue, devido a problemas na produção ou ação da insulina (hormônio que regula os níveis de açúcar no organismo).

E se trata de uma doença extremamente preocupante: a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2045, aproximadamente 629 milhões de pessoas terão diabetes.

A prática de exercício melhora o controle metabólico tanto do diabetes tipo 1 quanto do tipo 2, além de prevenir a doença. Isso porque o movimento expõe a célula muscular a um trabalho que exige a captação de glicose, independentemente de insulina. 

Controle de diabetes

Um estudo publicado no Jornal de Atividade Física e Saúde reforçou que a falta de prática de exercícios físicos e o comportamento sedentário são fatores de risco para a resistência à insulina e para o diabetes do tipo 2.

Já uma pesquisa da Universidade da Nova Inglaterra (Austrália) apontou que os exercícios físicos estão associados a um aumento da expectativa de vida e ao menor risco de complicações de diabéticos. 

Isso porque há resultados clínicos da prática de exercícios para pacientes com diabetes do tipo 1. Dentre as melhorias estão: massa corporal, IMC, dose de insulina, entre outros. 

Contudo, mesmo que os exercícios ajudem consideravelmente na qualidade de vida dos diabéticos, a eficácia do treino é maior quando supervisionado por um profissional de educação física.

Prevenção ao diabetes

Um estudo publicado na coleção científica Masson mostrou que a resistência à insulina tem se tornado cada vez mais frequente em pessoas com sobrepeso e comportamento sedentário, o que é fator de risco para o diabetes. No entanto, os exercícios físicos são eficazes para melhorar o controle glicêmico e prevenir o desenvolvimento da doença.

Por fim, um estudo publicado na revista científica Nutrientes mostrou que é possível prevenir o diabetes ao adotar um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios físicos e padrão alimentar mediterrâneo.

Quais exercícios praticar?

O ideal é seguir a recomendação de um profissional de educação física que vai avaliar os melhores exercícios para o seu caso. De maneira geral, o exercício aeróbico vai queimar a glicose em excesso, enquanto a musculação vai melhorar a massa muscular como um todo e gerar um resultado a longo prazo.

Cuidados

Por conta do tratamento, quem tem diabetes precisa tomar cuidado ao praticar exercícios físicos. É por esse motivo que é necessário passar por consulta médica antes de começar a se exercitar. 

Além disso, também é preciso contar com a supervisão de um profissional de educação física durante o treino e ainda consultar um nutricionista sobre os melhores alimentos para o caso específico de quem sofre com a doença.

Para mais informações, me siga no Instagram e no Facebook ou entre em contato comigo pelo WhatsApp para saber como posso te ajudar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *