Atire a primeira pedra quem nunca ficou com preguiça de levantar da cama para fazer exercícios físicos. A rotina cansativa não te deixou vencer o sedentarismo em 2020? Mas, e em 2021, você quer encaixar os treinos no seu dia a dia em prol da saúde e do bem-estar? 

Mudar hábitos não é simples; para viabilizar tudo isso, é preciso organização e planejamento. Por isso, não se comprometa com metas mirabolantes e impossíveis de serem cumpridas. Comece pensando no que te faz bem e respeite os seus limites, de preferência, com orientação profissional. E não se esqueça de colocar o momento do treino na sua agenda! Acredite: Se você for deixar só para o dia em que tiver tempo, não vai ter tempo nunca!

Continue a leitura para descobrir por que você deve começar o ano praticando exercícios físicos e colocar nas suas metas!

1 – Prevenção e tratamento de doenças

A indicação dos exercícios físicos é unânime entre os profissionais da saúde! Eles são muito importantes para a promoção da saúde, ajudam na prevenção de muitas doenças e fazem parte do tratamento de outras.

Por exemplo, o treino de força melhora a fadiga, a capacidade funcional, a qualidade de vida e a energia de pessoas com esclerose múltipla ou doença de Parkinson. Também ajuda na perda de peso e melhora a resistência cardiovascular e muscular em pessoas com obesidade. E ainda melhora o condicionamento físico e a função cardiorrespiratória de idosos.

Além disso, o treino traz ótimos benefícios para a saúde de pessoas saudáveis, como a otimização da taxa metabólica basal, manutenção da força, dos componentes neurais e periférico e central e do tecido ósseo, melhora no metabolismo da glicose, na atividade cerebral, na prevenção da diabetes, além de combater outras doenças.

2 – Bem-estar emocional

Por outro lado, os exercícios físicos têm excelente capacidade de turbinar o cérebro. Artigos científicos publicados em renomados periódicos provaram a relação com a melhora de memória, atenção e habilidades já existentes.

Inclusive, os exercícios físicos são uma boa estratégia para a prevenção e o tratamento dos transtornos mentais, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Eles ajudam no efeito da medicação e da terapia, atuando de forma complementar nesses casos.

3 – Disposição e energia

A prática de exercícios físicos regularmente tem grande influência positiva na disposição e na energia de cada pessoa e ainda pode ajudar a elevar a autoestima. Do ponto de vista emocional, quem está ativo diminui a ansiedade e o estresse, além de aumentar a autoestima e a disposição para fazer as atividades do dia a dia. 

É por isso que a definição de boa saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não fala apenas dos aspectos físicos, mas também do bem-estar mental e social.

Saiba mais sobre exercícios físicos

E aí, pronto para começar a cuidar da sua saúde? Para mais informações, me siga no Instagram e no Facebook ou entre em contato comigo pelo WhatsApp para saber como posso te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *