Medo, preocupação e insegurança traduzem o sentimento do brasileiro face às consequências da pandemia do novo coronavírus. Isso reflete no que profissionais da saúde mental alertam: o perigo de uma epidemia de transtornos como depressão e ansiedade.

Um estudo conduzido pela área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril, em parceria com o instituto de pesquisas digitais MindMiners, apontou que 54% dos brasileiros estão “extremamente preocupados”. Enquanto isso, 86% das pessoas disseram que já enfrentam dificuldades no dia a dia.

Certamente, a prática de exercícios físicos entra nesse contexto como uma maneira de evitar transtornos mentais e ainda ajudar no bem-estar psicológico. Os benefícios vão além de manter, perder ou ganhar peso. Veja a seguir por que fazer exercícios físicos é bom para a cabeça:

Bem-estar

Os exercícios físicos promovem equilíbrio de emoções, pois o cérebro literalmente responde aos exercícios físicos e libera hormônios que agem como uma “pílula da alegria”. Desta forma, serotonina e endorfina são os neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e atuam fisiologicamente, reduzindo os sentimentos de estresse e ansiedade. Na prática, eles tiram a mente dos problemas e aliviam as tensões do dia.

Inegavelmente, os exercícios físicos ajudam na forma como a pessoa se vê, motivando a superação dos obstáculos, o que aumenta a confiança e a inserção social. O mesmo acontece com a melhora da forma física e da autoestima. Eles também aliviam a tensão muscular e combatem a insônia.

Além disso, quem já está em uma situação de ansiedade e depressão pode encontrar uma forma extra de recuperação na saúde psíquica ao realizar exercícios físicos. Afinal, cuidar do corpo é uma forma de se sentir melhor consigo mesmo, ainda que durante períodos de crise e instabilidade emocional.

É importante identificar quais exercícios você tem mais afinidade para que eles se tornem bons hábitos. Como resultado, sua prática regular beneficia psicologicamente as pessoas, aumentando a alegria e a sensação de realização.

Exercício é bom para a saúde mental

Durante a prática de exercícios aeróbicos, o corpo libera uma proteína (BDNF, na sigla em inglês) a fim de estimular o crescimento de novas células cerebrais relacionadas ao aprendizado, segundo um estudo publicado no Jornal Americano de Fisiologia. 

Em seguida, uma pesquisa publicada na revista Science explicou sobre uma combinação de tratamentos pode imitar os efeitos do exercício físico. A consequência positiva é a prevenção do declínio da memória, especialmente na doença de Alzheimer.

Ainda falando sobre prevenção, os pesquisadores da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos descobriram que os exercícios físicos previnem a demência e estimulam a atividade no chamado “hipocampo”. Essa região é o centro da memória e aprendizado no cérebro.

Quanto tempo praticar?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam, em média, 150 minutos semanais de exercícios físicos (cerca de 20 minutos por dia) para conseguir obter todos os benefícios na saúde.

Quer saber como posso te ajudar a atingir bem-estar mental com a prática de exercícios físicos? Me siga no Instagram e no Facebook ou entre em contato comigo pelo WhatsApp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *