Emagrecimento: como perder peso de forma saudável

Emagrecimento de forma saudável e segura

Infelizmente, ainda existe a ideia distorcida de que o treinamento focado em emagrecimento tem como objetivo unicamente a estética corporal. Mas a verdade é que vai muito além do corpo ideal, pois manter-se no peso é uma questão de saúde.

O excesso de gordura corporal é fator de risco para diversas doenças, e este já é um bom motivo para as pessoas mudarem seus hábitos em busca de uma vida mais saudável. 

No entanto, na ânsia de obter resultados rápidos, muitas pessoas não se preocupam com a prática de exercícios seguros. Inegavelmente, para emagrecer é preciso que haja um déficit calórico no organismo, aliando a dieta aos exercícios físicos.

Para isso acontecer de forma saudável e segura, é necessário planejamento, rotina e a prática constante de bons hábitos de saúde. Lembre-se de que cada organismo reage aos exercícios físicos de uma maneira; então, o processo de emagrecimento pode variar.

Emagrecimento: como perder peso de forma saudável?

Emagrecimento saudável

Emagrecimento saudável

Estudos indicam que, para que o emagrecimento aconteça, o balanço energético deve ser negativo. Ou seja, o organismo deve gastar mais energia do que consome.

Desta forma, os exercícios físicos têm papel fundamental, pois a pessoa mantém massa muscular enquanto perde massa gorda.

Além disso, eles proporcionam um maior gasto calórico diário, maior mobilização de gordura por consequência da atividade do tecido adiposo, proporcionando aumento na taxa metabólica e melhorando o estado psicológico, entre tantos outros benefícios.

Esse cuidado com o corpo em prol do emagrecimento deve ser atrelado à alimentação saudável orientada por um profissional de nutrição.

Enquanto isso, o treinamento deve ser bem elaborado, com foco no longo prazo e planejado por um profissional de educação física. Sobretudo, ele deve respeitar as características e as limitações do aluno, pois devem ser tomados alguns cuidados durante o processo de emagrecimento para que não ocorram lesões.

Por fim, é importante que o aluno pratique os exercícios por prazer e não por obrigação. Desta forma, a perda de peso vai ser uma consequência natural, e os bons hábitos de vida permanecerão.

Passar por uma avaliação física também é essencial para que personal e aluno estabeleçam metas possíveis de serem alcançadas de acordo com o estado de saúde.

Gostou deste artigo? Me siga no Instagram e no Facebook ou entre em contato comigo pelo WhatsApp para saber como posso te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *