O treino de força tem sido cada vez mais valorizado pela ciência. Infelizmente, ainda há muitas pessoas que atribuem a ele apenas as questões estéticas, mas a verdade é que esse tipo de exercício físico ajuda muito na saúde e na prevenção de doenças. Além disso, todo mundo pode fazer no conforto de casa e sem equipamentos complexos.

Um dos maiores benefícios estudados sobre o treino de força é a redução da massa gorda em prol do aumento da massa magra. Mas ter força vai muito mais além.. Continue a leitura para descobrir outras vantagens:

Em pessoas com doenças

Pesquisadores da Universidade Edith Cowan investigaram a relação entre o treino de força em pessoas com esclerose múltipla ou doença de Parkinson e descobriram que os exercícios se mostraram benéficos para melhorar a fadiga, a capacidade funcional, a qualidade de vida e a energia.

Já outra pesquisa, da American Physical Therapy Association, reforçou que a combinação de exercícios aeróbicos e resistidos pode contribuir com a perda de peso e melhorar a resistência cardiovascular e muscular em pessoas com obesidade.

Além disso, idosos geralmente perdem a força muscular com a idade, isso significa que pessoas mais velhas têm maior risco de ter problemas de mobilidade e fraturas. Mas um estudo publicado na Cochrane Library trouxe evidências de que o treino de força consegue melhorar o funcionamento físico deste público, quando realizado duas a três vezes por semana em intensidade moderada, dependendo da saúde do aluno.

Aliás, o treino de força também pode melhorar a função muscular e cardiorrespiratória e ainda prevenir o descondicionamento físico em pessoas com doenças musculares, segundo outra pesquisa, publicada na Cochrane Library.

Em pessoas saudáveis

O treino de força ainda traz ótimos benefícios para a saúde de pessoas saudáveis, como a otimização da taxa metabólica basal, manutenção da força, dos componentes neurais e periférico e central e do tecido ósseo, melhora no metabolismo da glicose, na atividade cerebral, na prevenção da diabetes, no humor e na cognição.

Mais sobre treino de força

Mais do que apenas ficar com o corpo bonito, o treino de força pode ajudar a melhorar seus músculos, o sistema interno e a saúde mental. Nesse sentido, as diretrizes declaram que todos os adultos devem realizar atividades de fortalecimento muscular pelo menos dois dias por semana. 

No entanto, cada pessoa tem o seu ritmo e condição física. Por isso, é necessário ter o acompanhamento de um profissional de educação física!

Para mais informações, me siga no Instagram e no Facebook ou entre em contato comigo pelo WhatsApp para saber como posso te ajudar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *